Pelestrantes

Dra. Abgail Pereira

Formada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (RJ). Foi presidente por três mandatos do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (Sintrahtur). Também foi vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e da executiva nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros

Cursou Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e Direito pela UFP. Foi Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça e Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco. Foi Promotor de justiça junto a 6° Vara de família; Procurador Substituto; assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em matéria cível; Coordenador da Central de Inquérito da Capital; Coordenador do CAOP Criminal; Secretário-Geral Adjunto, Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco. É especialista em Direito Processual Civil pela UFP e é pós-graduado (MBA) em Gestão do Ministério Público de Pernambuco pela Universidade de Pernambuco. Em janeiro de 2011, assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco, sendo o primeiro Promotor a assumir este cargo no Estado, além de ter sido o membro mais votado pela classe.

Alexandre Roso

Formado pela Universidade de Caxias do Sul é  especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Atualmente cursa mestrado em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Ingressou na política, em São Leopoldo, no ano de 2000, com o objetivo de utilizar sua experiência como médico e colaborar com a gestão na saúde pública.  De lá pra cá, foi vereador, vice-prefeito, secretário de saúde e, desde 2011, assumiu como deputado federal do Rio Grande do Sul. É autor de diversos expedientes relacionados à saúde, entre eles o que institui a Semana Nacional de Combate à Obesidade Infantil e determina que as escolas desenvolvam atividades de educação em saúde relacionadas ao tema. Outra proposta, proíbe a propaganda de refrigerantes e alimentos de baixo teor nutritivo nas escolas de ensino fundamental e médio.

Alice Maria Gonzalez Borges

Graduação no ensino superior pela Faculdade de Direito da UFBA, Pós-graduação – Doutorado em Direito Público, Advogada e consultora jurídica no foro de Salvador, Procuradora do Estado da Bahia -1969-1984, Chefe do Departamento Jurídico da ETEPLIN- Escritório  Técnico de Planejamento Industrial-1965-1994, Chefe de Gabinete da Presidência do Banco do Estado da Bahia S/A-1979-1979, Assessora Jurídica da Secretaria de Administração do Estado da Bahia -1984-1987, Consultoria Jurídica da CODEBA- Companhia Docas da Bahia, Vice-Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador – 1999-2004, Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados da Bahia, Membro do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, Membro da Comissão Permanente de Direito Administrativo do Instituto dos Advogados Brasileiros, Vice-Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Estado da Bahia, Presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Álvaro Pequeno da Silva

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre em Administração pela mesma universidade, bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia São Luis, pós-graduado em Administração pela EAESP-FGV, Graduado e licenciado em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo. Executivo aposentado da CESP – Companhia Energética de São Paulo. Coordenador dos estudos de transformação do núcleo residencial de Ilha Solteira, da CESP, em Município de Ilha Solteira. Coordenador dos trabalhos de destinação social das vilas residenciais da CESP nos municípios de Birigui , Guarani do Oeste, Iepê, Indiaporã, Iturama, Nantes e Porto Primavera. Integrante da equipe técnica que criou a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Professor da PUC-SP – Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, Uninove – campus São Roque. Área de pesquisa: administração e comportamento organizacional, com ênfase na pessoa.

Dr. Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professora Adjunto 3 da UFPE do DCC. Possui experiência de pesquisa na área Capital Social, Capital Humano, Avaliação de Impactos em Programas Sociais, Controle Gerencial para o Terceiro Setor. A área de Interesse em pesquisa: Gestão Pública, Responsabilidade e Controle Social, Modelos de Avaliação e Indicadores de Desempenho para Entidades sem fins lucrativos; Avaliação de Programas Sociais, Evolução Histórica das Práticas e Conhecimentos Contábeis. Participa dos grupos de pesquisa ARCUS-UFPE: Ações em Rede Coordenadas no Universo Social. Líder do grupo de estudo e pesquisa Informações Contábeis para usuários internos e externos em Gestão Pública, Responsabilidade e Controle Social com linhas de pesquisa: 1) Informações Contábeis na Transparência dos Gastos Públicos. 2) Informações Contábeis na Transparência dos Gastos Públicos. 3) Informações Contábeis em Gestão Pública de IES.

André Portella

Mestre e Doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidad Complutense de Madrid, menção honrosa Doctors Europeus; Professor da UFBA, UNEB e UCSal, junto aos cursos de Graduação em Direito e Mestrados, e Coordenador da Especialização em Direito Tributário da UCSal; Consultor Jurídico parlamentar para assuntos de Finanças Públicas e Tributação; Advogado e Consultor Tributário de empresas, cooperativas e Municípios no Estado da Bahia; Coordenador do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas; Ex-Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município de Salvador; Ex-chefe do Gabinete da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; Ex-Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Pesquisador CNPq/FAPESB.

Antônio França da Costa

Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Administrativo pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus e Universidade Potiguar – UnP, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Administração Pública pela Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, exercendo a função de Secretário da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado da Bahia.

Dr. Arlindo Carvalho Rocha

Economista e Doutor em Administração Pública é professor efetivo do Departamento de Ciências Econômicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC. Auditor aposentado do Tribunal de Contas da União – TCU exerceu várias funções públicas, entre elas a de Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa do TCU, Pró-Reitor de Administração e Pró-Reitor de Planejamento da UDESC e Secretário de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Palestrante e consultor com larga experiência em Finanças Públicas, Orçamento Público e Accountability, tem vários artigos publicados e cursos ministrados. Especialista em Auditoria e Controle no Setor Público é autor do livro Auditoria Governamental – uma abordagem metodológica da Auditoria de Gestão.

Dr. Assis Brandão

Professor de Ciência Política do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. É graduado em Direito pela UFPE, tem mestrado em Ciência Política pela UNICAMP e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela UFMG, com tese intitulada O Conceito de Democracia em Bobbio. É coordenador do NTD (Núcleo de Teoria da Democracia), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. Além disso, ensina, pesquisa, orienta e publica na área de Democracia e Teoria Democrática.

Audrey Silveira

Bacharel em Direito pela UFMG. Especialista em Direito Sanitário pela ESPMG/USP. Atualmente é Secretário-Executivo da UGEPREVI – Unidade de Gestão Previdenciária Integrada do IPSEMG; Assessor Juridico da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga – AMAPI.

Possui Cursos em Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Capacitação em Gestão do Desempenho e Capacitação em Gestão do Desenvolvimento. Foi Assessor Jurídico Chefe da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais e Procurador jurídico de várias Prefeituras e Câmara Municipais. Advogado militante na área pública.

Brivaldo Pinto Soares Neto

Administrador, Advogado, MBA -Fundação Getúlio Vargas, Formação Técnico Profissional – categoria Delegado de Policia Civil – Instituto de Segurança Pública do Pará, Mestrando em Administração e Pós – Graduando em Gestão Pública pela EGPA-UNITOLEDO. Técnico em Gestão Pública/Administrador, na Secretária de Estado de Administração, no qual, atua como consultor frente aos demais órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional quanto: avaliação de estágio probatório do servidor público civil ocupante de cargo de provimento efetivo. Bem como, concomitantemente em projetos ligados a criação e reformulação de cargos do Poder Executivo Estadual. Docente de Instituição de ensino superior particular nas áreas do conhecimento: Administração, Direito, Marketing, Comunicação e em Gestão Tecnológica: Recursos Humanos e Micro/Pequenas Empresas.

Dr. Bruno de Andrade Christofoli

Advogado e consultor jurídico na área ambiental. Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Licenciamento Ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. Graduado em Direito pela UFSC. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SC.

Dr. Bruno de Albuquerque Batista

runo de Albuquerque Batista – Advogado militante há dez anos; Sócio do Escritório Baptista e Vasconcelos Advogados Associados; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000) com especialização pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco – ESMAPE (2001), Diretor Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Pernambuco; Professor de Direito Eleitoral do Espaço Jurídico; Membro da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PE; Colaborador da Comissão do Senado Federal para Redação do Anteprojeto do Novo Código Eleitoral; Ex-Professor de Direito Eleitoral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Pernambucana – FAPE; Ex-Chefe da Procuradoria da Fundação Universidade de Pernambuco – UPE; Ex-Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Pernambuco.

Dr. Bruno Torres

Publicitário, com doutorado em comunicação pela Universidade de Valência na Espanha. Pós Graduado em Investigação Social (UPV – Espanha) e Comunicação (ELC – Inglaterra). Professor Universitário nas áreas de Comunicação e Marketing. Coordenador do Curso de Pós Graduação em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing da UNIVIÇOSA. Diretor de três emissoras de rádio. Presidente da Interminas, Agência de Publicidade. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.  Consultor em marketing político, eleitoral e pessoal. Parecerista de livros de várias editoras. Palestrante e autor dos Cursos e DVDs: Como construir o seu marketing pessoal e Como elaborar o seu Marketing Eleitoral.

Dr. Caio Rogério da Costa Brandão

Advogado militante em São Paulo e no Pará. Sócio do Escritório Reis & Brandão Advogados Associados S/S com sede na cidade de Belém/PA. Membro da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP). Especialista e pós-graduado Lato Sensu em Direito Tributário e Direito Processual Civil pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais São Paulo/SP (Antigo Centro de Extensão Universitária – CEU). Pós-graduado Lato Sensu em Direito do Consumidor pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas em São Paulo (UNIFMU-SP). Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires – Argentina/AR. Professor de Direito Tributário, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor da Faculdade de Belém (FABEL), Professor convidado do Instituto de Pesquisas Aplicadas INPA em Fortaleza-CE, Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Articulista com diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É conferencista em eventos nacionais e internacionais.

Dr. Clezio Saldanha dos Santos

Graduado em Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRGS; é mestre em Administração pela UFSC; doutorado-sanduíche na França, na Université du Marne-la-Vallée, no (LATTS) Laboratoire Techiniques, Territoires et Sociétés; doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professor e coordenador do curso de Administração da UFRGS. Publicou o livro Introdução à Gestão Pública. Atuou em várias palestras, cursos e debates na área de Administração, com ênfase em política e planejamento governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e avaliação no setor público, regulação de serviços públicos concedidos, administração pública geral, avaliação de cursos de administração e teoria das organizações.

Clodoaldo Magalhães

Nascido em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, formou-se em medicina no ano de 1999, com especialização em endocrinologia. É pós-graduado em Administração Hospitalar. Iniciou a vida pública no ano de 2000, como Secretário de Saúde no município de Sirinhaém. Os quatro anos no executivo municipal garantiram maior estrutura ao atendimento público e melhora do perfil epidemiológico do município.Em 2006 disputou a primeira eleição como deputado estadual, eleito com 57.515 votos. Reeleito em 2010 com 61.905 votos. Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e membro efetivo das Comissões de Saúde e Assistência social, Cidadania e Direitos Humanos e Ética Parlamentar.

Dra. Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira

Graduada  em Direito pela UFRGS, mestrado em Direito do Estado pela UFRGS e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. É procuradora do município de Porto Alegre desde 1996, com cargo efetivo provido mediante concurso público de provas e títulos. Possui 18 anos de carreira no magistério, além de vasta experiência na área do trabalho social. Tem formação na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade estatal , administração pública e municipalismo, participação social, democracia e inclusão social, e direitos humanos-fundamentais.

Dirce Aparecida Heiderscheidt

Bacharel em Serviço Social pela a Uniasselve/FADESC é Deputada Estadual em seu primeiro mandato. Antes de se eleger deputada, atuou em seu município em muitas frentes, entre elas a criação da Associação Palhocense de Voluntários com o objetivo de organizar eventos e ações para o desenvolvimento social de sua cidade. Como Secretária de Assistência Social do município de Palhoça, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas e ações que foram essenciais para o desenvolvimento da cidade. Criou o Fórum parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa em Santa Catarina e junto com ele a realização de várias audiências Públicas, seminários e fóruns para a discussão das políticas do envelhecimento no estado. Atualmente participa, como membro, de cinco comissões permanentes na Assembléia legislativa.  Como membro da Federação Internacional do Envelhecimento, tem buscado junto aos governos Estadual e Federal, um orçamento mais justo para a política do envelhecimento, a garantia do cumprimento do estatuto na sua integralidade e a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa nos Municípios.

Dr. Edgard Augusto de Oliveira

Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Advogado, Pós-Graduado em Gestão Pública, Professor e Palestrante, atualmente integrante do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU/Regional-PA, possui experiência nas áreas de auditoria governamental, gestão pública, finanças públicas, com ênfase em medidas de transparência pública governamental e fortalecimento do controle social.

Dr. Elson Manoel Pereira

Pesquisador do CNPq. Graduado pela UFSC, mestrado em Administração pela UFSC, doutorado em Doctorat Urbanisme et Aménagement – Institut d’Urbanisme de Grenoble e Pós-doutorado no Institut de Geographie Alpine (Grenoble). É professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da UFSC onde foi vice-diretor de centro e vice coordenador do Programa de Pós-Gradução em Geografia; foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Foi conselheiro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, representante da ANPUR no período 2009-2011. Foi coordenador do Plano Diretor para o Campus Universitário da UFSC. Fez parte da representação da UFSC no Núcleo Gestor do Plano Diretor de Florianópolis; é parecerista ad-hoc do CNPq e do Scientific Electronic Library Online – SciELO – Brasil.; é professor visitante do Instituto de Urbanismo de Grenoble-França e professor convidado da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM); tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, espaço urbano, urbanismo, participação popular e políticas públicas.

Dr. Fábio Caldeira Castro Silva

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Políticas Públicas para o Desenvolvimento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, Estados Unidos, tem mestrado em Ciências Políticas em curso organizado conjuntamente pelas Universidade Francisco de Vitória, Rei Juan Carlos e Colégio de Advogados de Madri, na Espanha.

Doutor em Direito Público pela UFMG, atualmente é pós-doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, área de concentração em Democracia e Direitos Humanos. Atual ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, ocupou dentre outros cargos, a diretoria de Planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Diretoria-Geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a assessoria técnica na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Dr. Felipe Locke Cavalcanti

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é Promotor de Justiça desde 1988, tendo obtido o primeiro lugar no concurso de ingresso. Durante a carreira atuou nas diversas áreas do Ministério Público, em especial no Júri, tendo oficiado em mais de quinhentos plenários, inclusive, no caso conhecido nacionalmente como “Massacre do Carandiru”. Recebeu da Presidência da República, em 2001, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Foi assessor da Procuradoria-Geral de Justiça, nas áreas de competência originária criminal e cidadania. Foi professor universitário de 1993 a 2008, sendo pós-graduado em teoria geral do processo, bem como especialista em Direito de Falências e Recuperação de empresas, Procurador de Justiça, foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ por duas composições (2007-2011) e atual Presidente da Associação Paulista do Ministério

Dr. Fernando Guimarães Ferreira

Graduado em Direito pela UFRGS e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é procurador da assembléia legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, membro comissão da advocacia pública – Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio Grande do Sul e procurador-geral da al/RS – Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: procuradorias de assembléias legislativas, poder legislativo, licitações, personalidade judiciária e construção política.

Francisco Antônio de Carvalho Gedda.

Deputado Estadual – Líder do PTN, Presidente Regional do Partido Nacional Trabalhista de Goiás.

Presidente da METROBUS. Foi Superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho, em 1999. Superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Habitação, em 2001. Assessor Parlamentar da Secretaria de Estado de Habitação e Saneamento, em 2002. Superintendente de Assuntos Institucionais da Secretaria de Estado do Governo, em 2004. Coordenador Político da campanha eleitoral do Excelentíssimo Governador do Estado, Alcides Rodrigues. Segundo Vice-presidente PTN Nacional.

Dr. Gabriel Henrique Castelo Branco de Jesus

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduação em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário, mantido e realizado pela ESMAPE – Escola Superior da Magistratura de Pernambuco. Sócio Diretor do escritório de advocacia – Cordeiro, Castelo Branco & Associados Advocacia e Consultoria Empresarial S/C, atuando desde sua inauguração no ramo do direito público, prestando assessoria e consultoria a diversos entes públicos do estado de Pernambuco, podendo citar a título exemplificativo: Câmara de Ribeirão, Prefeitura de Ribeirão, Prefeitura de Araripina, Autarquia Educacional do Araripe, Prefeitura de Tamandaré, Prefeitura de Cortês, Assembleia Legislativa de Pernambuco (Gabinete dos Deputados Rildo Braz e Edson Viera) entre outros, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Petrolândia/PE – de julho de 2009 a julho de 2011.

Dr. Geder Luiz Rocha Gomes

Membro do Ministério Público do Estado da Bahia, desde 1992. Promotor de Justiça, titular da Promotoria de Execução Penal e de Penas e Medidas Alternativas de Salvador, desde 1998. Exerceu os Cargos de Promotor Corregedor; Diretor da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia e atualmente é Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social-CEOSP. Graduado em Direito pela Universidade São Francisco – SP, Pós-Graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador – BA, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e Doutorando em Direito Penal pela Universidade Autônoma de Lisboa – Portugal. Ex-Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, órgão do Ministério da Justiça. Presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal, Professor de Direito Penal e de Execuções Penais de Graduação e Pós-Graduação, Palestrante em diversos seminários e congressos no Brasil e Exterior e Autor de vários trabalhos publicados (livros, artigos, teses, pareceres, etc.).

Giovani Feltes

Foi vereador do município de Campo Bom/RS por 12 anos, eleito em 1976, três vezes Prefeito de Campo Bom/RS (1989-1992 / 2001-2004/ 2005-2008), exerce o 3° mandato como Deputado Estadual (1995-1998/1999-2000/2011-2014), em 2011 e 2012 foi membro titular da Comissão de Segurança e Serviços Públicos; e da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia do RS),  em 2012 foi presidente da Comissão Especial que discutiu a Dívida Pública do Estado do Rio Grande do Sul com a União; é membro das seguintes Comissões: Constituição e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos,  Comissão Mista de Participação Legislativa Popular, e é coordenador da Frente Parlamentar Pró-Aeroporto Internacional na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Dr. Gilberto Crispim da Silva

Administrador e Contador pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduado em Administração Financeira e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Goiás e pesquisador nas áreas de gestão pública e contabilidade gerencial, com publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais. Possui vasta experiência em contabilidade, finanças e gestão empresarial, adquiridas ao longo de sua trajetória profissional como consultor empresarial e gestor em empresas de pequeno, médio e grande porte nacional e internacional. Foi professor do Centro Universitário de Goiás nos cursos de bacharelado e tecnólogo e coordenador do curso de Contabilidade.

Dr. Heron José de Santana Gordilho

Pós-Doutor pela Pace University Law School, New York, onde é professor visitante e integra a diretoria do Brazilian-American Institute for Law and Environment (BAILE). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito pela UFBA. Mestre em Ciências Sociais pela UFBA. Professor Adjunto das Faculdades de Direito da UFBA e da Universidade Católica do Salvador. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-Modernidade, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA. Consultor Jurídico da International Union for the Conservation of Nature and Natural Resouces, Membro fundador da Academia Latino Americana de Direito Ambiental. Autor de diversos artigos jurídicos publicados em periódicos do Brasil e do exterior. Autor dos livros Responsabilidade Civil por dano Moral ao Consumidor (DEL REY), Abolicionismo Animal e Direito Ambiental Pós-Moderno. Professor convidado em diversas universidades ao redor do mundo. Membro do Ministério Público do Estado da Bahia, onde atua como Promotor de Justiça do Meio Ambiente na cidade do Salvador.

Dr. Jailson Guimarães Pinheiro

Diretor Acadêmico da Sólida Gestão em Eventos Coorporativos; Consultor nas áreas de comunicação e imagem pessoal, comunicação empresarial. Colaborador de Portais de Comunicação no Brasil. Ministra cursos de Oratória, Gestão de Conflitos, Atendimento, Comunicação, Planejamento de Eventos, Relações Interpessoais, Liderança e Motivação para Instituições Públicas e Privadas. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação disciplinas: Psicologia da Educação; Psicologia do Desenvolvimento, Analise do Discurso, Didática, Cultura e Diversidade, Metodologia no Ensino Superior I e II, Teoria da Comunicação, Técnicas de relações Públicas, Ética, Teoria da História entre outras. Mestre em Ciências da Educação e Doutorando pela UNINTER. Relações Públicas e Especialista em Docência Superior. Em 2008 seu curso de Oratória foi o único reconhecido fora do eixo Rio-São Paulo pela Editora OnLine.

Dr. João Batista Rodrigues

Graduado em Direito pela Faculdade Marista do Recife, Especialista em Direito Administrativo – UFPE , Especialista em Direito Eleitoral – EJE/TER, foi Vereador do Município de Triunfo – PE (1994 a 2012), Ex-Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, Diretor da Empresa JBVL – João Batista  & Valério Leite Advogados Associados, Advogado da Empresa ACONTEC contábil.

Dr. João Maria Corrêa Filho

Graduação medicina UFPB – Universidade Federal da Paraíba, Residência em Clinica Medica Irmandade da Santa Casa SP, Residência em Psiquiatria pela FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médico assistente do Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP – Hospital das Clinicas – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médico Pesquisador do PROGREA-IPq-HC-FMUSP, Assistente do Ambulatório Integrado do transtorno de personalidade e Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutorando em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – São Paulo desde 2012.

Dr. Johnny Jorge de oliveira

Doutorando em Educação. Mestre em Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Pública e em Docência do Ensino Superior. Graduado em Ciências Contábeis. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás e Analista em Organização e Finanças da Controladoria Geral do Município da Prefeitura de Goiânia.

Dr. José Carlos Lima da Costa

Graduado em direito pela Universidade da Amazonas. Foi Vereador em Belem – PA, Exerceu o mandato de Deputado Estadual por duas vezes, Foi secretário de Estado na Condição de Chefe da Casa Civil e Secretário Especial de Promoção Social, foi Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belém e atualmente é Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará. Cursando MBA em direito ambiental pela Fundação Getúlio vargas, é Conselheiro Estadual do Meio Ambiente no Pará.

Juliana de Oliveira Tavares

Mestre em Administração e Servidora Pública Federal, ocupando o cargo efetivo de Administradora na Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará. Personal & Professional Coaching formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Na área de Treinamento e Desenvolvimento, atuou como educadora da Rede Profissional MICROLINS e do SENAC. É instrutora do CAPACIT – Centro de Capacitação da UFPA. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração na FAMAZ – Faculdade Metropolitana da Amazônia, além de prestar serviços de consultoria, treinamento e desenvolvimento na área de Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente para a IES. Na esfera administrativa, atuou nas instituições: ALBRAS, TIM BRASIL, CASF, Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC, Banco do Brasil e Defensoria Pública do Estado do Pará, adquirindo experiência na área de Gestão Organizacional com ênfase em modernização administrativa, reengenharia organizacional, diagnóstico e consultoria, recursos humanos e assessoria administrativa.

Juliana Rodrigues Freitas

Advogada, especialista em Direito Municipal pela Universidade Federal do Pará,mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará,Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará/ Universitá di Pisa- Italia,Pos Graduada em Direito do Estado pela Universidad Carlos III de Madri/Espanha,Professora de Direito Constituional do Centro Universitario do Pará- CESUPA,Fundadora do Centro de Capacitação Eleitoral e Politica.

Dra Juliana Teixeira Esteves

Advogada. Mestre em Ciência Política, Doutora em Direito, autora do livra “Fundos de Pensão: benefício ou prejuízo para os trabalhadores?” Professora de Direito do trabalho e prática jurídica da Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade Estácio do Recife, e direito laboral e previdenciário nas Faculdades de Ciências Contábeis, Administração e Direito da UFPE.

Dra. Lauana Alves Batista

Bacharela em Direito pela Uni-Anhanguera, Advogada inscrita na OAB/GO nº 27.582, . Advogada militante, desde 2008, com 9 anos de experiência profissional em Licitações e Contratos Administrativos. Atualmente advoga e presta consultoria técnica jurídica para alguns municípios do Estado de Goiás, tendo concluído vários cursos de extensão ou de aperfeiçoamento, com ênfase em Licitações e Contratos Administrativos, Gestão Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas para Municípios, pela ESAF, FGV, TCM/GO, AGM e outros.

Leonardo de Araújo Ferraz

Mestre e Doutor em Direito Público pela PUC/MG. Possui graduação em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, graduação em Ciência da Computação pela PUC/MG e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Colaborador da Revista do TCMG. Atualmente é Professor da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo do TCMG. Docente colaborador da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG e Assessor de Gabinete do TCMG. Tem experiência nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Municipal, Controle da Administração Pública, Hermenêutica e Filosofia do Direito.

Dr. Leonio José Alves da Silva

Professor Adjunto de Direito Civil – UFPE CCJ, Ex-Professor Titular de Direito Civil – UEPB CCJ, Professor Colaborador de Direito Ambiental – UFPE PRODEMA, Coordenador do Grupo de Pesquisa Tutela dos Interesses Difusos – GPID CNPq, Pós-Doutor em Direito – UFSC PPGD, Pesquisa com ênfase nas seguintes áreas: direito do consumidor, direito ambiental, direito das pessoas com necessidades especiais, direito das populações tradicionais, direito indígena, tutela processual coletiva, direito da criança e do adolescente, direito habitacional e à moradia, políticas públicas.

Luiz Gustavo Bambini de Assis

Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, Professor Doutor de Políticas Públicas e Direito da USP, Professor dos Cursos de Pós graduação em Gestão de Políticas Públicas e da Faculdade de Direito da USP/Escola Paulista de Magistratura, Ex-Professor da Faculdade de Direito da UFRJ, Ex-Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu/SP, Foi Subchefe Adjunto da Subchefia para assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Ex – Assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-Chefe de Gabinete de Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Foi Secretário Parlamentar – Área Jurídica da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Marcelo Barroso Lima Brito de Campos

Doutor em Direito Público pela PUCMINAS. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro – MG. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor dos Cursos de Pós-Graduação do IEC-PUC Minas, UNICURITIBA e do CESUSC – Santa Catarina.  Professor de graduação do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH. Professor licenciado do Curso de Direito da Universidade de Itaúna e da UNIFEMM – Sete Lagoas. Procurador do Estado de Minas Gerais. Ex-Procurador-Chefe do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG. Advogado. Parecerista. Diretor do Departamento de Direito Previdenciário do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Diretor de Direito da Seguridade Social e Previdência Complementar da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (ESA-OAB/MG).

Marcelo Arno Nerling

Adotou a Ciência por vocação e atua no Curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), da Universidade de São Paulo (USP). Formado em direito, com mestrado e doutorado na mesma área, desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa de forma multidisciplinar. Trabalhou em vários estados da Federação, estudando, ensinando e praticando a arte de formular, implementar e avaliar resultados quantitativos e qualitativos dos programas, projetos, atividades e ações públicas. Defende métodos de planejamento participativo no setor público estatal e não estatal. Pesquisa a reforma do Estado, a transparencia e o controle social. Investiva o controle operacional, orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil, dos entes e das entidades públicas. É ativista e pesquisador dos temas do controle interno, externo e social para prevenir e combater a corrupção. Desenvolve o campo da gestão de políticas públicas com apoio do ferramental jurídico-político. É empreendedor na resolução de problemas da gestão de políticas públicas brasileira.

Dr. Márcio Luiz Fogaça Vicari

dvogado e professor, Bacharel em Direito pela UFSC, Vice-Presidente da OAB/SC de 2010 a 2012, Juiz Titular do TRE-SC de 2005 a 2009, Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia – ESA, da OAB/SC de 2000 a 2009, Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/SC de 2007 a 2009, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-SC em 2009, Membro Titular das Comissões Examinadora dos Concursos Públicos de Juiz Federal Substituto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de 2004 a 2009, Professor do curso de graduação em Direito da Univali e convidado de cursos de pós-graduação lato sensu em Diversas Faculdades e Instituições, Palestrante convidado de várias faculdades e Tribunais, Autor de artigos jurídicos publicados na Jurisprudência Catarinense; na Revista da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina; na revista Novos Estudos Jurídicos; do curso de mestrado em ciência jurídica da UNIVALI; e na Revista Forense.

Dr. Marco Aurélio Lima do Nascimento

Graduado em Direito Pela Universidade Federal do Pará, pós-graduado em Direitos Difusos e Coletivos. É Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor desde 1994, trabalhando no Ministério Público do Estado do Pará com atuação em diversos municípios do Estado do Pará, como Curionópolis, Marabá, Bragança, Peixe-boi e Belém.

Dra. Maria de Lurdes Furno da Silva

Contadora, Mestre em Controladoria e Doutoranda em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Curso de Ciências Contábeis desde 1993 atua também como professora de Auditoria Tributária e Planejamento Tributário nos Cursos de Especialização do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista na área tributária federal atuou em auditoria contábil e tributária no período de 1989 a 2010, com larga experiência em análise e implantação de controles internos. Coordenadora do Projeto de Extensão NAF – Núcleo de Assistência Fiscal entre a UFRGS e a Secretaria da Receita Federal do Brasil desde 2012. Atua como consultora na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS.

Maria Nazaré Lins Barbosa

Procuradora e Secretária Administrativa Adjunta da Câmara Municipal de São Paulo. Mestre e Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Professora de Ética e de Legislação do Terceiro Setor em diversos cursos e instituições.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX – Dauphine-França, 1983. Mestre em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pela FACE / UFMG, Bacharel em Curso de Comunicação Social – Jornalismo. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Diretora Geral e Coordenadora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão NURTEG. Criou o Curso de Doutorado em Administração da UFMG em 1995. Foi Coordenadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração CEPEAD/UFMG. Foi Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG (1983 à 1985). Autora de vários artigos, capítulos de livros e co-autora de livro.

Maurício Zockun

Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público na Faculdade de Direito da PUC/SP, Professor de Direito Administrativo no Curso de especialização em Direito Administrativo da PUC/SP – COGEAE, Professor de Direito Administrativo e Tributário no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, Professor Licenciado de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Paulista, Mestre em Direito Tributário e Doutorando em Direito Administrativo pela PUC/SP, Especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP, Membro do Instituto de Pesquisas Tributárias, Membro do Instituto Paulista de Direito Administrativo, Ex-Consultor Jurídico da Fiesp.

Dr. Mauro Antônio Prezotto

Bacharel em Direito pela UFSC, Pós Graduação, atualização em Direito Municipal, pelo CESUSC/IPEJ – Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) – Sócio do Escritório de Advocacia Gregório Advogados com área de atuação em direito eleitoral e administrativo no primeiro grau e nos Tribunais, Professor de direito eleitoral da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina, Professor de Direito Eleitoral em curso preparatório para concurso público, Professor de Direito Eleitoral em cursos de Pós Graduação, Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Palestrante em diversos eventos na área de direito eleitoral. ARTIGOS PUBLICADOS – “Licenciamento e cobrança pela utilização dos espaços públicos pelas concessionárias de serviço público.” (Revista “Fórum de Direito Urbano e Ambiental – FDUA”, jan/fev/2002. BH: Fórum, p. 2491), ”Financiamento de Campanha: Público ou Privado?” (Revista da ESMESC, dez/2008. Associação dos Magistrados Catarinense).

Dra. Mayla Regina Rathje

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui pós-graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário pela UNIDERP – Universidade Anhanguera, é advogada e professora da Universidade Federal de Santa Catarina e do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, onde também atua como orientadora do Núcleo de Prática Jurídica, além de Professora Responsável pelo Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) realizado mediante convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Nelson Vicente Portela Pellegrino

Nascido em 27/12/1960, em Salvador, o Deputado Federal Nelson Pelegrino, iniciou-se na política ainda na vida estudantil, chegando a presidente do Diretório Acadêmico da Ufba, onde cursou Direito, e a diretor da UNE. Advogou para sindicatos de trabalhadores e movimentos populares até se eleger deputado estadual, em 1990, pelo PT, do qual é um fundador na Bahia e já presidiu os diretórios estadual e municipal de Salvador. Depois de dois mandatos na Assembléia Legislativa, elegeu-se para a Câmara Federal, em 1998. Foi secretário estadual de Justiça e coordenador do Pronasci, líder do PT no governo Lula, vice-líder do governo e coordenador da bancada federal da Bahia composta por 39 deputados e três senadores. Presidiu comissões permanentes e especiais da Câmara, sendo atualmente o titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Em quatro mandatos foi escolhido três vezes pelo DIAP um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Paulo Guedes

Graduado em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Pós-graduado em Planejamento e Administração Universitária, Michigan State University  e Ciências Sociais – UFBA, Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, Universidade Técnica Lisboa, Professor de ensino de graduação em Administração, Analista de Tecnologia de Informação UFBA, 1973 a 1982 e 1991 a 2003; Coordenador de Modernização Administrativa e de Tecnologia de Informação e Comunicação TIC, Governo do Estado da Bahia, 1983 a 1989; Presidente Conselho Profissional de Administração – BA, 1990; Coordenador do Núcleo de Extensão da EAUFBA – 1997. Coordenador de Curso de Administração, modalidade a distância, Chefe do Departamento de Finanças e Políticas Públicas – EAUFBA, Possui várias publicações.

Protógenes Queiroz

Deputado Federal Pelo PCdB-SP, delegado licenciado da Polícia Federal e deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, comandou a Operação Satiagraha que desvendou um dos maiores esquemas de desvio de recursos públicos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha do Brasil, coordenou, em parceria com a Promotoria de São Paulo, as investigações do caso Corinthians/MSI , por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. presidiu o inquérito sobre remessas ilegais de dinheiro para paraísos fiscais que descobriu movimentações de quase cinco milhões de dólares, como deputado federal é titular da Comissão de Constituição e Justiça, do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis, da Comissão Especial para analisar as Propostas de Emenda à Constituição que tratam sobre segurança pública e da Subcomissão Permanente para analisar denúncias sobre tráfico de drogas, crime organizado, armas, contrabando, lavagem de dinheiro, crimes de fronteira.

Dr. Randolpho Martino Júnior

Advogado e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Faculdade de Viçosa. Procurador Municipal de carreira. Sócio-Diretor do escritório Martino e Gomes Advogados, com atuação especializada em Direito Administrativo, Municipal e Eleitoral. Parecista e palestrante na mesma área há 14 anos. Coordenador jurídico de várias campanhas eleitorais. Autor de anteprojetos de lei de reforma administrativa para várias instituições.

Raquel Lyra

Formada em Direito, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, começou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste. Em seguida, também admitida por concurso público, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, prestou sua terceira prova pública bem-sucedida, sendo aprovada para a Procuradoria-Geral do Estado, à qual está vinculada até hoje. Foi eleita em 2010 para o seu primeiro mandato de deputada estadual com 49.610 votos. Ao tomar posse, em janeiro de 2011, foi convidada pelo governador Eduardo Campos (PSB) para a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude – pasta criada por ele naquele mesmo ano – com a missão de implementar novas políticas públicas para o setor. Retornou à Assembleia em fevereiro de 2013, sendo eleita para presidir a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. Como deputada, ela mantém a bandeira de defesa das crianças e adolescentes. Raquel também é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Comissão Especial que elabora o Código de Procedimentos em Matéria Processual

Dra. Regina Linden Ruaro

Graduada em Direito pela PUC-RS, doutorado em Direito – Universidad Complutense de Madrid e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudios Universitarios – San Pablo – CEU de Madri. Compõe o Grupo Internacional de Pesquisa & quot; Protección de datos, transparencia, seguridad y mercado& quot;. Atualmente é professora titular da PUC-RS e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Estado da Faculdade de Direito. Procuradora Federal/AGU aposentada. Membro Honorário do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado – IIEDE. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Contratos e Licitações, Concessões, Permissões e Autorizações de Serviço Público, Direito da Infraestrutura, Proteção de Dados Pessoais, Improbidade Administrativa e Responsabilidade Civil da Administração Pública. Possui Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, na área de direito público.

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes

Economista, pós-graduado em Gestão de Pequenas e Micro-empresas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Em 2002 foi eleito deputado federal. Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, durante seu primeiro mandato foi idealizador e, posteriormente, presidente da primeira Comissão de Políticas Públicas de Juventude da história do Congresso, relator do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e relator do Plano Nacional da Juventude. Foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, coordenador da CPI da Parmalat no Estado de Minas Gerais e coordenador do Núcleo de Economistas da Bancada do PT. Tornou-se, referência na área de Educação, tendo levado creches e ônibus escolares para mais de 300 municípios mineiros; articulado a liberação de milhões em emendas para as Universidades Federais; sendo responsável direto pela ampliação dos câmpus de Escolas Técnicas Federais no Estado., o que lhe rendeu o título de “Deputado Amigo do Cefet”. É também autor da Lei 12.527, chamada Lei da Transparência, que regulamenta o acesso às informações públicas. liderou a luta pelo combate ao crack e outras drogas, tendo se tornado presidente da Comissão Especial de Combate ao Crack. Esta comissão aperfeiçoou a proposta de lei 7.663, aprovada pela Câmara, que muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. Foi, ainda, eleito por unanimidade como Coordenador da Bancada Federal mineira.

Dr. Ricardo Ferraz

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito pela UFRGS, mestrado em Direito pela PUC/RS, foi assessor especial do governador do Rio Grande do Sul, chefe do Gabinete Institucional e Subchefe Parlamentar da Casa Civil, advogado parlamentar no Congresso Nacional, Procuradoria-Geral de Partido Político, atuou como contratado em diversas CPI, -dos Correios – do Detran/1 e 2), processo ético para perda do mandato eletivo (estadual e federal), além de coordenador jurídico de campanhas eleitorais para governador, prefeituras municipais, deputados estaduais, federais e vereadores.

Dr. Ricardo Viviani de Souza

Servidor do Ministério Público desde 1994, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1998. Ingressou na carreira de Promotor de Justiça em concurso público realizado em 2001, passando, desde então, pelas Comarcas de Ibirama, São Miguel do Oeste, Araranguá e São Bento do Sul. Há dois anos, está lotado na 6ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, onde atua perante as Varas Cíveis e da Fazenda Pública, também exercendo as curadorias afetas ao controle da constitucionalidade das leis e da moralidade administrativa e, atualmente, a função de Promotor Eleitoral. Integra o Conselho Consultivo do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina.

Dr. Roberto Paulo Amoras

Auditor Geral do Estado do Pará; Membro do Conselho Fiscal da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará; Membro do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal. Foi Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social, Diretor de Tecnologia, Produtos e Serviços e Diretor de Administração do Banco do Estado do Pará; Assessor Técnico da Assembléias Legislativa do Estado do Pará; Diretor de Mercado e Diretor Comercial da Companhia de Saneamento do Pará; Assessor da Secretaria Especial de Produção do Governo do Estado do Pará; Consultor Interno do Programa do Plano Plurianual – PPA/PA 2000/2003 – AVANTE PARÁ; Cargos Exercidos na Área Privada – Diretor de Planejamento e Marketing do Centro de Desenvolvimento Integrado – CDI; e Diretor Financeiro do Banco Equatorial S/A.

Ronaldo Mikei Figueredo Martins

Professor, advogado e consultor jurídico municipal.  Pós-graduado em Direito Público. Professor da disciplina Direito Constitucional Tributário do curso de pós-graduação em Direito Público da Faculdade de Direito do Leste de Minas. Ex-professor de Direito Eletrônico, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Eleitoral da Fadileste e da Unileste. Sócio diretor da Studio Fiscal Ipatinga especializada em auditoria fiscal e planejamento tributário. Palestrante em diversos eventos.

Dra. Rosa Angela Chieza

Economista. Doutora em economia pela UFRGS. Atuou como coordenadora de Orçamento no município de Porto Alegre. Trabalhou no BRDE-Banco Regional do Extremo Sul, como coordenadora de Programa de Financiamento voltado aos Municípios, em especial no Programa de modernização tributária e racionalização de gastos. Defendeu tese de doutorado com o tema: “O Ajuste das Finanças Municiais à Lei de Responsabilidade Fiscal: os municípios do RS.  Professora da PUCRS (1994-2011). Atualmente professora e pesquisadora na área de economia do setor público da Faculdade de Ciências Econômicas da FCE/UFRGS.  Publicação de vários artigos e palestras sobre finanças públicas.

Rosângela Cardoso de Carvalho

Servidora efetiva da Câmara Municipal de Viçosa desde janeiro de 1985, no cargo de Assistente Legislativo, Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-Graduada em Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Viçosa, Presidente da Associação de Servidores da Câmara do Estado de Minas Gerais – 1998/2000, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – 2001/2002, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Municipal de Previdência do Município de Viçosa – 2003/2005, Chefe da Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Viçosa 2005/2010, Presidente da Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Viçosa – 1995 a 2012, Membro do Conselho Deliberativo do IMAS – 2005/2012.

Dra. Roseli Bonifácio

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em Administração Pública; Especialista em Direito Administrativo; possui MBA em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria e graduação em Ciências Contábeis. Exerce a Função de Contadora da Câmara Municipal de Capivari de Baixo; Professora de Graduação e Pós-Graduação; Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Coordenadora de Turma de Pós-Graduação na Faculdade Capivari – FUCAP. Pesquisadora nas áreas de administração pública, contabilidade aplicada ao setor público, controle interno, orçamento público, orçamento empresarial e ensino da contabilidade. Já foi contadora da Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE do Município de Içara.

Sandro Alex Souza Simões

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará e doutorado pela Università Del Salento/Lecce. É especialista em Bioética pela Università Del Sacro Cuore -Roma (2006). Atualmente é professor titular de História do Direito e do Pensamento Jurídico (graduacao) e de Hermenêutica, Interpretação e Aplicação do Direito (mestrado) do Centro Universitário do Estado do Pará, no qual é coordenador do curso de direito, e procurador federal do Instituto Nacional do Seguro Social. É sócio fundador e, atualmente, Vice-Presidente do Centro de Bioética da Amazônia-CBAm, ex-diretor da Associação Brasileira de Ensino do Direito-ABEDI e ex-membro da Comissão de Especialistas de Supervisão dos cursos de Direito -MEC/SESu/DESUP/CGSUP.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito e do Pensamento Jurídico, bioética e direito previdenciário e direito educacional atuando principalmente nos seguintes temas: História do Pensamento e dos conceitos; hermenêutica filosófica e jurídica; bioética e saúde pública; direito previdenciário.

Dra. Suzana Kroehling Rodrigues Ferreira

Graduada em Odontologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG, especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União – Regional Minas Gerais, desde 2004, onde atua como auditora sendo membro do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção.
Tutora da escola virtual da CGU, dos cursos de “Licitações e Contratos” e “Controle Social” e tutora da escola virtual do Centro de Treinamento da Escola de Administração Fazendária, dos cursos de “Educação Fiscal” e de “Controles aplicados à Gestão”.

Dra. Tatiana Antunes Carpter

Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS e Pós-graduada pela UFRGS. Foi Coordenadora Jurídica da extinta FEBEM (atual Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul – FASE/RS) de 2000 a 2002.Também foi Coordenadora Jurídica da Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre entre 2003 e 2004. Ingressou neste Município, na Procuradoria Geral, em janeiro de 2009, tendo exercido os cargos de Assessora Jurídica, Chefe de Gabinete do Procurador Geral, Procuradora Adjunta e Procuradora-Geral. É a Controladora-Geral de Canoas-RS.

Dr. Tercio Roberto P. Souza

Curso de graduação em Direito, concluído na Universidade Católica do Salvador – UCSAL, em 2002; Pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Salvador – UNIFACS; Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Procurador do Município do Salvador/BA. Sócio Fundador de M. SAMPAIO & SOUZA – ADVOGADOS, em 2006. Professor do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Salvador – UNIFACS.

Dr. Thiago Dias Costa

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São Carlos, Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor Adjunto II e Vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Pará. Possui experiência em na implantação do modelo de Gestão por Competências em órgãos públicos como a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia e a Defensoria Pública do Estado do Pará, além de ser um dos autores do Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Wellington do Carmo Cruz

Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu; Pós-Graduado em Administração Tributária – UEFS; Bacharel  em  Direito; Atua  como  Auditor; juiz  Arbitral  e  Professor  Universitário  nos  cursos  de  graduação  e  pós-graduação; Atua  como  Perito-Assistente  pela  Fazenda  Municipal  de  Salvador; Ex – Conselheiro  do  CFC; Membro  do  Glenif – Grupo  Latino Americano  de  Normatizadores  Contábeis; Presidente  do  Conselho  de  Contribuintes  do  Município  de  Salvador  e  do  Conselho  Regional  de  Contabilidade  do  Estado  da  Bahia; Autor  de  diversos  livros.